Dia do Amigo

O Dia do Amigo, no Brasil comemorado em 20 de Julho. Também conhecido como Dia Internacional da Amizade essa data é sugerida para celebrar a amizade entre os amigos e familiares, é uma data que propõe recordarmos esse afeto pelas pessoas.

Há muito tempo atrás houve várias iniciativas para definiar uma data para se comemorar o Dia da Amizade. Alguns países definiram o primeiro domingo de Agosto para troca de presentes entre amigos e familiares. Logo se espalhou pela Ásia, América do Sul e Europa, algumas regiões celebram esse dia em diferentes datas.

A Cruzada Mundial da Amizade realizada pelo paraguaio Ramón Artemio em 1958 teve papel fundamental nesse cenário que teve como objetivo valorizar a amizade, a paz e o bom convívio entre as pessoas, nesse momento definiu-se o dia 30 de julho para o Dia da Amizade.

Na Argentina, Enrique Ernesto enviou várias cartas a vários países e línguas na tentativa de construir o Dia do Amigo, sua inspiração era a chegada homem a lua em 20 de Julho de 1969, para ele, esse era um símbolo de união.

Por fim, em 2011 a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a data de 30 de Julho como o Dia Internacional da Amizade, concordando assim com a Cruzada Mundial da Amizade. No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o Dia do Amigo é popularmente comemorado em 18 de Abril, mas oficialmente muitos estados e municípios vem adotando a data de 20 de Julho.

Saiba mais acessando o site do Dia do Amigo.


Wikipedia

Cadastre-se